Como reduzir a inadimplência nos condomínios

Como reduzir a inadimplência nos condomínios

Entre os principais desafios da gestão de condomínios, os atrasos no pagamento das taxas condominiais são os que geram mais complicações. Como o caixa do condomínio depende desse valor, o não pagamento em dia pode acarretar em algumas dificuldades em administrar os custos mensais.

Segundo pesquisas feitas pelo SPC, cerca de 8,1% dos brasileiros estão com seu nome negativado por conta de atrasos no pagamento do condomínio. Para que a cobrança seja realizada de forma correta, sem gerar problemas de relacionamento e de forma a reduzir a inadimplência, confira algumas orientações que podem ajudar neste momento.

Identificação dos devedores

O primeiro passo é fazer uma análise dos devedores, entendendo as razões dos atrasos. Desta forma, fica muito mais fácil estabelecer um diálogo para negociar o pagamento. Geralmente, existem três tipos básicos de inadimplentes:

– Pessoas que atrasam o pagamento, mas quitam a parcela alguns dias após o vencimento;

– Os que possuem o histórico de pagamento em dia, mas por algum motivo acaba atrasando;

– Aqueles que simplesmente deixam de pagar a taxa, acumulando muitas parcelas em aberto.

Com o mapeamento de cada situação, é preciso traçar um plano de cobrança para que os valores pendentes diminuam.

Parta para a negociação

Antes de tomar decisões maiores, vale tentar uma negociação com o condômino. Na maioria dos casos, é possível solucionar o problema durante uma conversa. No entanto, o síndico deve estar preparado para tomar medidas mais drásticas.

Ação judicial

A ação judicial já pode ser acionada desde o primeiro dia de atraso, mas recomenda-se esperar ao menos 90 dias até que ela seja iniciada. O devedor pode ser protestado e ter seus bens penhorados, caso não quite o débito.

Informação continua sendo a melhor alternativa

Manter os condôminos cientes da data de vencimento, cobrança de juros e consequências dos atrasos ainda é a opção mais eficiente – e menos estressante. Isso vai ajudar a evitar esquecimentos.

Outra recomendação importante é não expor o condômino por conta do atraso no pagamento. Isso pode causar problemas e sérias discussões entre os moradores, que podem interpretar alguma falta de verba como culpa por quem está com dificuldades de pagamento.

Contrate especialistas

Por também ser um morador, o síndico pode não se sentir muito confortável ao fazer esse tipo de serviço. Por isso, uma solução eficiente é contar com especialistas na gestão de condomínios, que além da cobrança, conseguirá administrar todas as questões burocráticas que envolvem o dia a dia do local.

Mais que tornar a rotina do síndico mais prática, ao contratar o serviço de gestão de condomínios os custos podem diminuir, pois haverá mais eficiência na solução de cada problema, agilizando processos e tornando cada tarefa simples e muito mais profissional.

Precisando de ajuda? Conte com a DGT! Possuímos expertise para gerir todas as questões do seu condomínio, ajudando a diminuir a inadimplência, inclusive.

Perguntas e Respostas

Procurando por serviços condominiais? Nós da DGT podemos te ajudar?

Sim, a DGT oferece uma ampla gama de serviços para condomínios, como administração, limpeza, manutenção e segurança.

Facilite a sua gestão contratando serviço de adm condominial?

Sim, eu acho que seria uma boa ideia. Isso pode ajudar a garantir que as tarefas do condomínio sejam realizadas de forma eficiente e que os problemas sejam resolvidos rapidamente.

Como realizar a previsão orçamentária de condomínio da maneira correta e segura?

Para realizar uma previsão orçamentária de condomínio da maneira correta e segura, é importante consultar um profissional especializado. Na DGT analisaremos as despesas do condomínio e elaboramos um orçamento que seja adequado às suas necessidades.

PARA SABER MAIS

Ligue para 11 3652-6160, clique aqui ou entre em contato por email.
Aproveite para acompanhar todos os nossos conteúdos no Instagram e Facebook.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *